Segundo publicação do site Startupi, o montante declarado em investimentos em projetos inovadores para o mês de fevereiro de 2021, foi de R$ 1.365.262.000,00. Digo declarados, porque muitos investidores e empreendedores preferem ficar em um modo “low profile” para evitar chamar a atenção, e preferem não abrir os números para o ecossistema. Mesmo assim é um bom número, e demonstra um aquecimento contínuo e o interesse cada vez mais crescente de empresários, que antes apostavam em outros seguimentos em investir em inovação. Eu digo que inovação é o novo “minério” brasileiro e quem ainda ignora isso, está perdendo grandes oportunidades.
Um destaque que também tenho percebido é a criação de fundos segmentados, apostando em teses de investimento cada vez mais direcionados, como Logtechs, Healhtechs, Edtechs, Lawtechs e etc. Isso mostra um grande amadurecimento do mercado e principalmente permite a criação de portas de entrada para novos interessados em investir em inovação para apostar nos projetos com grande potencial de retorno financeiro, e mais adequado a sua tese de investimentos. Também é muito bom para as Startups, que adquirem investidores não só interessados em aportar dinheiro, mas que possam somar com SmartMoney e inteligência para a execução do projeto. É um bom casamento. 🙂
Lembrando que o que faz uma Startup de sucesso não é uma ideia bacana ou um rostinho bonito, mas uma boa execução. Os investidores querem ver resultados, clientes, tração e principalmente um bom time capaz de tirar suco de laranja de pedra, que saibam o que estão fazendo e que sejam apaixonados pela empreitada. Entender a dor do seu cliente e como o projeto está resolvendo isso, é essencial. Embora tenhamos muito dinheiro disponível no ecossistema para investir em projetos, cabe aos empreendedores mostrarem que realmente podem trazer resultados aos seus investidores e demonstrarem isso em ações concretas e com pé no chão.