De vez em quanto nós vemos surgir dúvidas dos empreendedores sobre contratar um profissional para desenvolver sua Startup ou procurar um sócio para desempenhar o papel de CTO. Existem opiniões diferentes sobre o assunto sendo debatido nas Redes Sociais e grupos de discussão sobre empreendedorismo e Startup. Por isso eu fiz uma comparação com uma historinha hipotética para participar de uma discussão sobre o tema:
Vamos pensar em um caso hipotético, fugindo um pouco da área de tecnologia:
Se eu quisesse montar uma padaria… Não sei fazer pão e nada de confeitaria, então eu tenho três caminhos:
Eu posso fazer cursos e aprendo este ofício, ou então contrato um bom padeiro/confeiteiro para trabalhar para mim ou convido um para ser meu sócio e trabalharmos para montar uma padaria realmente dos sonhos.
Se eu for fazer o curso de padeiro, pode ser que meus pães não atinjam meu próprio nível de exigência e nem chegue perto daquilo que eu desejo vender. Talvez se eu dedicar anos no ofício, posso virar um bom padeiro, mas com certeza vou perder o timing do negócio.
Se eu contratar um padeiro, pode ser que dê certo, ou pode ser que não, vai depender da minha capacidade de reter talentos e manter meu profissional motivado.
Se o padeiro for muito bom, novas oportunidades vão aparecer para ele e eu vou ficar possivelmente na mão, procurando desesperadamente outro padeiro, e até mesmo minha padaria pode perder clientes por causa disso… O pão do primeiro padeiro era bom e todo mundo gostava….
O Padeiro sócio, eu não quero ele apenas como fazedor de pão, mas um empreendedor. Um cara para gerir a equipe, treinar ajudantes na cozinha, criar novos doces, novos pães, analisar e criar soluções de uma perspectiva técnica… Vamos inovar e somar habilidades! É aquele cara que entendeu que teremos a melhor padaria do Bairro e vamos ser diferentes!
O que eu mais vejo na Internet, é que as vezes tem muito empreendedor que não é da área de tecnologia, que está empreendendo em áreas aonde o domínio da tecnologia faz a diferença. É importante o empreendedor ter em mente que projetos não são as ideias, são as pessoas envolvidas, são elas que trazem resultados e trabalham em cima de soluções.
Agora, quem está buscando desenvolvedor para nomear de “Sócio” ou “CTO” para ter desenvolvimento barato, está fazendo errado e só vai afastar boas pessoas que poderiam agregar e muito na hora de “fazer o pão”. É importante que o empreendedor entenda que a Startup é feita de pessoas remando juntas para um objetivo comum, enfrentando tempestades e ocasionalmente comemorando vitórias juntos.
Eu posso não saber fazer pão, mas sei fazer projetos inovadores de Internet. Desde a idealização, desenvolvimento e execução. Com uma visão fora da caixa, com experiência, sensibilidade e expertise.
Se você estiver precisando de uma mão em seu projeto ou quer tirar um projeto do papel, fale comigo e vamos marcar um cafezinho.
Alexander Torres Louzada