US$ 663 milhões, este foi o montante aportado em 41 Startups no mês de Janeiro de 2021. O que já representa 18% de todos os investimentos realizados em todo ano de 2020. Segundo os dados do dataminer da Distrito, importante entidade que monitora o ecossistema brasileiro. Os principais seguimentos que chamaram atenção foram Fintechs (Startups de soluções financeiras), Retailtechs (Startups que atuam no varejo) e T.I. (Startups de soluções tecnológicas e de terceirização da área), chamando atenção também de Edtechs (Startups de soluções educacionais) e Heathtechs (Startups de soluções para saúde e medicina).
Um destaque para a Startup Curitibana MadeiraMadeira, fundada em 2009, especializada em venda online de material de construção e móveis, que captou US$ 190 milhões (Mais de 1 bilhão de reais), em uma rodada de investimento Série E, lideradas pela Softbank, se tornando o 14º unicórnio brasileiro (Startups que valem mais de 1 bilhão de dólares).
Acho que estes números mostram como e ecossistema está muito promissor, para empreendedores e investidores. Existe muito espaço para crescimento de novas empreitadas, desde que os projetos se preparem, montem times competentes que realmente entreguem soluções e principalmente tragam não só resultado, mas valor a seus clientes.
Estamos vivendo um bom momento para empreender inovação no Brasil. Se você é empreendedor ou quer empreender, não perca a oportunidade!